ACASALAR OU NÃO..... DÚVIDA CRUEL


Antes de decidir acasalar o seu animal, algumas questões precisam ser consideradas, tais como:

Após o desmame, os filhotes não devem ser abandonados, o que por falta de planejamento muitas vezes acontece, tornando-se cães de rua, sem dono, suscetíveis a contrair e espalhar doenças.

Os filhotes exigem a atenção, não só da mãe, como também do proprietário, pois sempre precisam de um local limpo, higiênico e aquecido, pois os mesmos são muito sensíveis a queda de temperatura.

Muitas vezes, podemos nos deparar com problemas na gestação ou no parto, ocorrendo gastos que nem sempre estamos preparados. Lembre-se também que existe a necessidade de vacinar e vermifugar os cãezinhos, o que eleva as despesas.

Após levar em consideração os itens acima, e ainda optar por acasalar o seu animal, deve-se atentar a outros passos.

O Acasalamento

As fêmeas entram no cio, em torno de 6 a 11 meses de idade, sendo que, muitas vezes, o primeiro cio passa despercebido pelo proprietário, por não haver sangramento pela vagina.

O cio tem duração de aproximadamente 15 dias e a fêmea só aceitará o macho a partir do 10o dia, sendo o período ideal para a cobertura o 11o dia, onde ocorre a maior liberação de óvulos pelo ovário. Pode-se repetir o acasalamento nos próximos dias se necessário.

Pode ocorrer uma recusa por parte das fêmeas, mesmo estando no cio. Para evitar este transtorno, deve-se fazer um contato entre os animais antes do cio, e observar se há rejeição entre as duas partes.

Muitos cães excessivamente mimados não aceitam acasalar com facilidade, ou muitas vezes nem se interessam pelo(a) parceiro(a).

A inseminação artificial em cadelas pode ser feita por um veterinário através de técnicas específicas.

Tenha muito cuidado, uma cadela pode ter filhotes puros e mestiços, pois a mesma pode acasalar com dois machos diferentes no mesmo cio, podendo ter filhotes tanto de um quanto de outro.

Alguns cuidados no acasalamento:

Os Doutores Rodrigo César Pedro e José Valdir Azevedo Braga Filho 
são proprietários da Clínica Veterinária Santa Inês  
Av. Santa Inês, 161 - Fone: 6973-5890 
Texto gentilmente cedido na integra do 
Site www.Kennelclub.com.br , seção Pergunte ao VET.