DICAS ÚTEIS - ALIMENTAÇÃO
Não ofereça comida caseira, guloseimas e sobras, pois além de esses alimentos não serem específicos para cães, podem causar distúrbios intestinais, reações alérgicas, deficiências nutricionais e ainda levar à obesidade.
Cuidado: ossos de galinha podem engasgar o seu cãozinho.
Mantenha uma rotina de horários. Deixe o alimento à disposição por somente 20 minutos e depois retire o comedouro, mesmo que o filhote não tenha comido tudo. Ofereça a mesma variedade de alimento somente na próxima refeição.
Quando seu cão atingir a maturidade, a alimentação deverá ser gradativamente substituída por uma ração para cães adultos.
Cadelas prenhes necessitam ingerir uma quantidade aproximadamente duas vezes maior de alimento do que o normal. Cadelas amamentando necessitam até quatro vezes mais alimento do que o normal, por isso é necessário aumentar a freqüência da alimentação. Nessas fases é recomendável alimentar com um aração especifica para tal, geralmente uma ração PREMIUM para filhotes.
Qualquer mudança na alimentação deverá ser feita gradualmente, misturando o alimento já oferecido, com o novo. Tal troca deve estender-se durar em torno de cinco dias, para evitar distúrbios digestivos.
Não ofereça comida a seu cão enquanto você estiver se alimentando, pois ele adquirirá o hábito de pedir à mesa. Além de sua comida não ser adequada, pode levá-lo à obesidade e a carências nutricionais.
Carnes cruas ou cozidas, quando oferecidas como único alimento, não suprem as necessidades nutricionais do seu cão. Além de serem deficientes em minerais importantes, como o cálcio, podem transmitir doenças.
Para a higiene dos dentes, dê biscoitos apropriados para tal. São alimentos nutritivos e de fácil digestão, cientificamente desenvolvido, com formato de osso e textura especial para ajudar no controle e na formação do tártaro, além disso entretém de entreter seu cão.
DICAS ÚTEIS - HIGIENE
Vai ser fácil educar seu filhotinho, pois os cães são higiênicos por natureza. É claro que educar o cãozinho exige atenção, paciência e perseverança, mas a maioria deles aprende rapidinho. Basta levar em consideração alguns princípios básicos. Cães costumam definir três áreas bem distintas:
Local para dormir onde deverá estar sua caminha, caixa ou cesto.
Local para defecar e urinar geralmente sobre folhas de jornal ou na grama.
Local para se alimentar onde deverão estar o comedouro e a vasilha de água.
Tais áreas devem ter aproximadamente 1,5 m entre si, pois um filhotinho não deve defecar ou urinar próximo a sua cama ou a seu comedouro.
Mantenha uma rotina, para acostumar seu filhote a fazer as necessidades no local correto. Para tanto, ao acordar pela manhã, após as refeições, sonecas, passeios de carro e antes de dormir, leve-o para a área forrada com folhas de jornal ou para a rua.
Aprenda a reconhecer quando seu cão está prestes a fazer suas necessidades e, neste momento, leve-o imediatamente ao local correto. Quando ele tiver terminado, felicite-o calmamente. Em breve ele irá associar o ato de fazer suas necessidades com os elogios e o encorajamento.
Se você surpreendê-lo defecando ou urinando em local errado, diga NÃO com um tom de voz firme e leve-o imediatamente à área designada. Não esfregue o nariz de seu filhote no cocô ou xixi, nem bata nele durante o aprendizado.
Em apartamentos, forre uma extensa área com folhas de jornal. À medida que ele for se acostumando a urinar e a defecar no local correto, diminua gradativamente a área forrada. Em pouco tempo, o filhote saberá que esse é o local correto para fazer as necessidades.
Seja um proprietário responsável. Não deixe que seu cão suje edifícios, calçadas, jardins ou praças.
DICAS ÚTEIS - PELE & PÊLO
Mantenha seu cão limpo, escovando-o regularmente. Habitue-o a isso desde o início, de modo que seja um momento de prazer para você e para ele, e não uma batalha.
Comece com sessões curtas. As escovas e pentes utilizados, assim como a freqüência dos banhos, deve variar de acordo com o tipo de pêlo do seu cãozinho. Animais de pêlo longo necessitam ser escovados diariamente, diferentemente dos cães de pêlo, curto que podem ser escovados apenas uma vez por semana.
Utilize pentes e escovas apropriados para tal, que foram especialmente desenvolvidos para seu bichinho de estimação. Nunca utilize detergentes ou desinfetantes.
Lembre-se de dar banho preferencialmente nos dias quentes, por volta das 10 horas da manhã.
Após o banho, seque-o com uma toalha própria e, se necessário, utilize secador de cabelos. Se o seu cãozinho se molhar na chuva, enxugue-o e posteriormente escove-o. Não se esqueça de secar bem suas patinhas.
DICAS ÚTEIS - OLHOS
A limpeza deve ser feita regularmente nas raças pequenas, cujos olhos são muito sensíveis. Fique atento se seu cão não lacrimeja em excesso, isto pode indicar desde uma irritação no olho com o sintoma de um Ectrópio ou Entropio (ver Saúde).
DICAS ÚTEIS - ORELHAS
É importante que o conduto auditivo esteja limpo e seco, especialmente em cães de orelhas caídas, e indicado fazer uma inspeção a cada 3 ou 4 dias, um problema no sistema auditivo relativamente simples pode evoluir muito rápido. É importante que sempre aipos os banhos ou mergulhos em piscina ou lagos a orelha seja seca e aplicado um produto para ajudar a eliminação da umidade, procure junto ao seu veterinário a melhor opção para seu cão.
DICAS ÚTEIS - UNHAS
Você deve aprender a cortá-las ou solicitar ao veterinário que o faça, unhas grandes com o passar do tempo trazem grande prejuízo a movimentação de seu cão, inclusive deixando o mesmo predisposto a escorregar em pisos lisos.
DICAS ÚTEIS - DENTES
Você pode prevenir mau hálito, queda dos dentes e gengivite escovando os dentes de seu filhote e dando Biscoitos apropriados para a limpeza do tártaro. Consulte o médico veterinário sobre a freqüência e a forma corretas.
DICAS ÚTEIS - UTENSÍLIOS
Limpe o comedouro após cada refeição.
Não lave os utensílios de seu animalzinho junto com as louças de sua família.
Muitos parasitas vivem no cão e depositam seus ovos em sua caminha e no cobertor. Lave-os separadamente e mantenha-os sempre limpos e secos.
DICAS ÚTEIS - HÁBITOS
Correr atrás de carros ou motos
Estando o
cãozinho preso a uma guia, espere um carro passar e puxe energicamente no
momento em que o filhote tentar seguir o veículo. Diga "Não!" em tom
firme. Um puxão forte pode causar algum desconforto, mas já é bem melhor do
que seu cão ser atropelado.
Mastigar sapatos, móveis ou arranhar portas.
Novamente
repreenda-o com um "Não!" enérgico e ofereça um brinquedo
apropriado para cães para diverti-lo. Um objeto mastigado pelo filhote pode
parecer natural e engraçado, mas quando o cão se tornar adulto isso pode ser
extremamente desagradável.
Latir excessivamente.
Os cães são
animais sociais e requerem companhia. Latidos freqüentes geralmente estão
associados à solidão e ao tédio. Treinamentos regulares e um pouco de carinho
diário podem resolver tal problema. Se, no entanto, o filhote latir
excessivamente, segure-o pelas "bochechas" e dê-lhe um comando
"Não!". Os latidos não são para proteger sua propriedade, pois os
cães são considerados maduros somente após os 14 meses de vida.
Fazer festinha pulando nos amigos.
Para evitar pulos
indesejáveis, coloque a palma de sua mão aberta na frente do focinho do cão
quando ele for dar o pulo e diga o comando "Não!".
Cavar
buracos
Os cães escavam
por instinto e por diversão. É normal o cãozinho querer enterrar os ossos que
você lhe deu. Disciplina e supervisão geralmente são suficientes para
corrigir o problema. Se o filhote persistir em escavar no seu jardim, e você o
pegar em flagrante, segure-o pelas "bochechas" e dê-lhe o comando
"Não!". Embora seja natural para o cão enterrar ossos, você não
deve permitir, uma vez que ele pode tornar-se agressivo protegendo o local onde
os escondeu. Uma criança inocente pode ser agredida simplesmente por
encontrar-se próxima a esse local.
Remexer lixo.
Esta simples
brincadeira pode ser perigosa para a saúde de seu filhote. Ele pode comer
porcarias, engasgar-se com eventuais ossos de galinha, machucar-se com vidros ou
outros materiais cortantes e até mesmo apresentar distúrbios digestivos. Para
repreendê-lo, diga "Não!" e tracione a guia no momento em que ele
mostrar interesse pelo lixo.
Lembre-se: O treinamento básico de obediência irá solucionar a maioria dos problemas do seu filhotinho. O simples comando "Não!" será suficiente para evitar que seu cão faça qualquer travessura.