Dirigir na "Trans
Labrador Highway" e "Quebec Route 389" não é extremamente difícil sob condições
de verão típicas, mas não é um passeio normal e alguns cuidados especiais são
bastante aconselháveis. Digo isso, porque a "Trans Labrador" pode ser uma boa
diversão se você tem o veículo certo e a atitude certa, mas pode ser um grande
problema se não respeitar a estrada. Aqui estão algumas observações de minha
experiência, e algumas outras informações que eu obtive pela Internet em algum
outro lugar.
A rota:
A estrada a partir de "Goose
Bay" a Labrador para o usual e civilizado mundo em "Baie Comeau", Quebec,
consiste em duas rotas: Labrador Route 500 (Trans Labrador
Highway propriamente dito) e Quebec Route 389. A Associação Geológica de
Canadá tem um site na internet muito informativo, chamado de o Mapa das Estradas
Geológicas de Newfoundland e Labrador, com uma página que incluía Paradas de
Interesse na "Trans-Labrador highway". É obviamente um grande recurso para o
estudo geológico, mas também inclui muita informação útil sobre caminhadas ao
longo da rota e na própria estrada. (Eu desejava ter conhecido a página antes de
minha viagem, porque eu perdi alguns coisas realmente interressantes).
O que Dirigir:
Muitas pessoas completam
esta viagem prosperamente em sedans ordinários, mas eu não posso recomendar
isto. A superfície da estrada, especialmente entre Goose
Bay e Churchill Falls e entre Mt. O Wright e Fire Lake, é
impossível de predizer como podem estar, a liberação de cascalhos do solo e tão
grande que a estrada muda a cada dia. Varias Zonas em construção estavam em
curso durante o percurso, com pedras grandes e deslizamentos de areia. Nós não
precisamos usar a tração nas 4 roas em nossa Cherokee, mas estava seguros que se
por acaso encontrássemos chuva com esses pedregulho terríveis ao sul de Mt.
Wright, poderíamos precisar. Qualquer camionete ou veículo Sport Utility (SUV)
seriam uma boa escolha, se pudesse escolher mesmo uma marca ainda escolheria uma
SUV da Chevy, que e provavelmente a escolha mais segura, uma vez que e o tipo de
veiculo que todo mundo dirige por lá, sendo assim fácil de encontrar peças e
mecânicos com experiência em concertá-los. (Uma possível vantagem em dirigir um
carro normal e que poderia ser mais confortável, e poderia ser seguro andar a
uma velocidade mais alta em alguns trechos, do que pudemos fazer com nossa
Cherokee) mas seguramente se você tem bom senso de responsabilidade é melhor
viajar num carro mais robusto, e ainda trazer consigo algumas ferramentas
básicas, fluido de freio, para limpa para brisa. lubrificantes, e qualquer outra
coisa que lhe de tranqüilidade.
Quando dirigir:
Nós fizemos a viagem em
julho, bem depois do desgelo da primavera, e bem antes da estação de neve. As
moscas são terríveis neste momento do ano, talvez o outono poderia ser uma
escolha melhor, mas o problema e que no outono pode estar bastante frios e
chuvoso. Durante a primavera o degelo a leste da estrada de Churchill Falls pode
tornar a estrada totalmente intransitável (Um Grupo de repórteres de revistas
automotivas não puderam completar a viagem no SUVs que eles estavam testando). A
"Trans Labrador é uma rota muito popular de "snowmobile" no inverno.
Tempos de viagem e distâncias:
A rota inteira de Goose
Bay a Baie Comeau em St.Lawrence pode ser feita em dois dias, mas eles serão
dias longos e você perderá muito do que pode ser visto se tiver pressa, e isso
será uma bobagem se você não parar e curtir a viagem. goose Bay para Churchill
Falls, tem uma distância de 180 milhas, nos levamos cerca de seis horas. Nós
calculamos uma média 40-45 mph enquanto estamos rodando, mas nós paramos muito
em trechos em construção e para tiramos fotos.
Os moradores locais dizem que você pode dirigir as 149 milhas de Churchill Falls
para Cidade de Labrador gastando cerca de 2 horas e meia, mas isso a uma
velocidade de mais de 60 mph, que ao meu ver parece irreal (mas não impossível).
Nós calculamos a média 50-55 mph neste trecho, e fizemos a viagem em um pouco
mais de três horas. Chegando a Cidade de Labrador o tráfico de caminhões é
pesado e a superfície da estrada é terrível com alguns buracos enormes, sendo
assim tenha muito cuidado.
A 25 milhas da cidade de Labrador, a estrada esta pavimentada para Mt. Wright é
um trecho rápido cerca de 30 minutos, seguido pelas 40 milhas horríveis para
Fare Lake. Descidas íngremes, curvas fechadas, e muitos cruzamentos de vias
férreas fazem com que neste trecho a velocidade seja bem reduzida. Eu
estou seguro que há um limite de velocidade de 55 milhas na pavimentada estrada
de Fire Lake para Gagnon, mas é difícil de imaginar que você vá encontrar um
Oficial de policia que esteja patrulhando uma extensão tão isolada de estrada,
vão ser uns 45 minutos fáceis.
Lá pela altura das 105-milhas rodadas a estrada de pedregulho de "Gagnon" para "Maniq
Cinq" e as 125-milhas finais, tem um trecho pavimentado para "Baie Comeau",
prepare-se para desenvolver velocidade ao redor 50-55 mph, isto permite que você
adicione cerca de cinco horas (reserve umas horas para conhecer "Maniq Cinq").
Combustível:
Muitas fontes que eu
consultei recomendaram levar combustível extra. Nós não fizemos, e eu não penso
que muitas pessoas precisarão. A distância mais longa entre postos de gasolina é
aproximadamente 180 milhas, bem dentro do alcance da maioria dos veículos (nosso
Cherokee bebedor pode rodar bem mais de 300); se seu veículo não pode rodar
estas distâncias facilmente com um tanque de gasolina, sugiro que adquira um que
possa, pois existem mesmo trechos onde não vai conseguir encontrar gasolina a
venda. A gasolina é cara na península de Labrador, até mesmo para os padrões
canadenses, assim o melhor conselho que eu posso lhe dar é trazer 2 ou 3 cartões
de credito, e algum dinheiro.
Acomodações:
Você pode acampar
legalmente em quase qualquer lugar pela estrada afora em labrador, eu não sei as
regras em Quebec. Por causa dos insetos e tempos geralmente úmidos, um trailer
seria provavelmente muito mais agradável que uma barraca. Você não achará muitos
acampamentos oficiais em Labrador, há um entre Goose Bay e Northwest River, que
fica a aproximadamente 40 Km ao leste da Cidade de Labrador. Na área de Goose
Bay há uma boa gama de bons motéis e bed-and-breakfast; nós ficamos em Northwest
River no Blake's Bed and Breakfast e gostamos muito. Labrador City/Wabush tem
alguns motéis mas nenhum B&Bs. Em Churchill Falls, o guia turístico local e a
maioria das outras fontes lista um único hotel bastante caro, mas pergunte na
loja de conveniência pelo Black Spruce Lodge, é pequeno e parece terrível por
fora, mas os quartos são baratos e há uma cozinha muito boa com um bom jardim,
tvs e uma boa lareira. Nós compartilhamos o lugar com uns três sujeitos da
Cidade de Labrador que estavam em uma viagem de pesca, isso foi muito bom pois
conseguimos boas dicas com eles.
Pescando:
É a melhor coisa para
fazer em Labrador. Não há nenhum data de bloqueio para pesca ao longo da TLH,
pode-se pegar desde truta, até salmão, que é abundante em Labrador, uma licença
é exigida para pescar em Newfoundland e Labrador. Não-residentes devem ser
acompanhados por um guia. Se você precisa da licença ligue para 1-800-563-NFLD
para pedir a licen'sa de caça e um guia pesqueiro.
Habitação humana:
Fora
das comunidades de Happy Valley - Goose Baye, Churchill Falls, e e da Cidade de
Labrador/Wabush não há virtualmente nenhum habitação permanente ao longo do TLH.
A província cobra à taxa ridícula de $75 por ano para pessoas que passam o ano
caçando e pescando em acampamentos onde os rios cruzam a estrada, mas nenhum
destes acampamentos se parecia ou era uma residência permanente. Fora de Goose
Bay há sinais de um par de fazendas e uma ou duas casas ao longo da estrada, e
podem ser vistas algumas instalações industriais ao longo da estrada,
especialmente bem próximo a Cidade de Labrador.
Perigos:
Enquanto dirige, o pior perigo, diferente da própria estrada, é o
tráfico de caminhões. Eu não quero ser desrespeitoso com os motoristas de
caminhão, alias eles eram bastante gentis e educados, mas o grande problema e
que um caminhão grande em uma estrada de pedregulho estreita não deixa muito
espaço para carros de passeio, não importando o quanto boim motorista você
seja.Enquanto parado, o pior perigo é sem dúvida a população de moscas pretas
que formará enxames poderosos ao redor seu carro ou sua pessoa dentro de
minutos. Os pescadores locais disseram que eles usam muitos "repelentes" para as
moscas não aproximarem deles. Talvez eles aterrissarão, mas eles não morderão.
Assim eles dizem. Outra coisa para se preocupar são os ursos (mantenha a comida
de sua barraca do lado de fora e fora de alcance), o tempo (muda depressa, e
estradas de pedregulho podem ficar especialmente escorregadias quando molhadas).
O Futuro:
O governo da
província de Newfoundland e Labrador anunciou um planejamento ambicioso: Planeja
estender a "Trans Labrador Hoghway" de Cartwright na Costa Atlântica e Red Bay
em Belle Island. Se estes planos são levados a frente, o impacto potencial na
viagem a Labrador pode ser enorme e poderia fazer esta viagem muito mais
acessível e menos cansativa e aventureira. A Nação dos Innus expressou fortes
objeções aos planos do governo, e em Novembro de 1998 denunciou que o relatório
de impacto ambiental preparado pela província como "propaganda enganosa" dizendo
que falta ao relatório a favor da construção da estrada credibilidade
científica.
SUMMER STORM KENNEL LABS - CANIL # 1 DE LABS DO BRASIL 2004/2005/2006 - Ranking DOGSHOW - CBKC
Apoio: