Handler é um profissional especializado em treinar e apresentar os cães nas exposições caninas.
O objetivo principal deste profissional é fazer com que seu cão esteja impecável no dia do julgamento, não apenas bem treinado e sabendo o que se espera dele em cada momento, mas também limpo e saudável.
Uma boa apresentação do cão pode fazer a diferença na hora do julgamento, uma vez que um cão bem condicionado e treinado, será sempre mais fácil de analisar do que um cão que não pára quieto para o juiz.
Handlers e adestradores são profissionais com objetivos diferentes. Um handler precisa conhecer práticas modernas de adestramento para ensinar o seu cão, mas os adestradores que se especializam em treinar seu cão para comandos de obediência nem sempre terão experiência para educar seu cão para participar de exposições.
Não há nenhuma obrigatoriedade em contratar um handler para apresentar seu cão numa exposição. Você mesmo poderá fazer isso e com muito treinamento, conseguir resultados satisfatórios. Mas se você acha que não conseguirá conter o nervosismo ou se não quiser dispender tempo em treinamentos pessoais, a melhor coisa é procurar um BOM profissional.
Alguns cuidados são essenciais para a escolha de um handler.
Assim como o veterinário do seu cão, o handler deve ser, sempre, um profissional qualificado e com experiência no assunto.
Procure sempre se aconselhar com os criadores e expositores mais experientes sobre os handlers que atuam no Brasil.
Antes de escolher seu handler, perca algum tempo coletando informações sobre o profissional com seus clientes e ex-clientes.
Verifique se o handler aparenta ter experiência é reconhecido pelos outros.
Analise a reação dos cães que ele apresenta, se é gentil e amável com o cão antes, durante e depois das apresentações.
Após escolher o seu handler, combine claramente com ele como ele será remunerado e quais são as responsabilidades que caberão a ele e a você durante o tempo que ele apresentará seu cão.
Existem diversas formas de remuneração em vigor no mercado: pacotes mensais, custo por dia, custo por pista, custo por colocação do cão na exposição.
É importante também que sejam estabelecidos os custos que voce deverá arcar além das apresentações e treinamento, como por exemplo, despesas de viagens, custos extras com alimentação do seu cão ou mesmo para que ele realize a inscrição de seu cão nas exposições. Procure ter esses dados por escrito antes do acerto final.
Boa exposição