HIPERPIGMENTAÇÃO
É o aumento de
melanina na epiderme. Onde encontramos três os tipos de Hiperpgmentação.
LENTIGO
Presença de manchas na região ventral. As lesões são permanentes. Normalmente tais lesões são localizadas, não coçam e não acarretam conseqüências aos animais. Entretanto, devem ser diferenciadas de tumores pigmentados através da biópsia.
LENTIGO SIMPLEX DOS GATOS LARANJA
Ë um distúrbio do metabolismo da melanina em gatos com menos de 1 ano de idade. Acometem os lábios, gengivas e pálpebras e apresentam-se sob a forma de pequenas manchas pretas.
ACANTOSE NIGRICANS
Comum em dachshunds. A forma primária da doença tem origem genética. Ocorre hiperpigmentação e liquenificação (pele semelhante à de elefante), queda de pêlos na região axilar. Em casos graves, as regiões afetadas são: membros anteriores, região ventral do pescoço, peito, abdome, virilhas, períneo, orelhas e ao redor dos olhos. Pode haver coceira e seborréia. Não há tratamento, apenas controle com xampus anti-seborréicos e corticóides.
Outras causas de hiperpigmentação da pele são: inflamação crônica, distúrbios hormonais, principalmente associados a hormônios sexuais, uso de alguns medicamentos.
Texto extraído do
site: www.kennelclub.com.br
seção palavra do VET, gentilmente cedido a nosso site.