Desculpas típicas de criadores que não checam os seus cães quanto à displasia:

Desculpa

: Estamos mais preocupados com a tipicidade, conformação, tamanho do rabo, trabalho, tamanho da cabeça, angulações, etc etc etc do que com displasia.

Desculpa: Minha criação é pequena e artesanal, logo não justifica preocupação em tirar laudo de displasia.

Desculpa: Sendo a displasia poligênica é impossível assegurar que pais com conformação coxo-femoral normal irão produzir cães também normais, e portanto não vale a pena perder tempo tirando radiografias e laudos de displasia.

Desculpa: Nossos cães são de trabalho e não de exposição. Logo, não precisamos tirar laudo de displasia dos cães.

Desculpa: Fulano de Tal garantiu que displasia não é problema, que não é bem assim, etc...

Desculpa: Não existem clínicas onde eu possa radiografar meus cães na minha região, por isso eu não faço o exame.

Desculpa: Meus cães são TOP de linha, e eles NUNCA, JAMAIS, teriam displasia!

Desculpa: Nenhum veterinário da minha cidade tem credibilidade (ou conhecimento) para tirar um chapa de displasia e emitir o laudo.

Desculpa: O veterinário XYZ garante que não existe esse problema, ou que todos LABs são displásicos, etc.

 

Desculpa campeã!!: Meus cães não tem displasia pois todos andam, correm e pulam normalmente.
 

  • Contra argumento: Muitos cães displásicos podem levar uma vida normal por grande parte da sua vida, com sintomas só aparecendo depois dos 5 anos de idade. Um ex-campeão mundial, recordista da prova de "puxar peso", era comprovadamente displásico, e chegou a puxar 2500 Kgs! Anos depois ele começou a ter complicações por causa da displasia. O cão precisou ser operado várias vezes, e hoje já não consegue nem caminhar.

    A displasia é uma condição genética responsável por uma má conformação da articulação coxofemoral. Dependendo da situação, essa displasia poderá se desenvolver numa artrite, e finalmente um artrose, com conseqüências graves (grande sofrimento) para o animal. A única forma de garantir que o cão não tem displasia é por meio de exame radiográfico.

    Note novamente que em muitos casos cães displásicos não desenvolvem nenhum sintoma e isso leva à falsa conclusão de que não há problemas com cães displásicos. Isso é comum no caso de cães com musculatura muito forte das pernas, como os LABs. Finalmente, se o criador considera que seus cães não tem displasia, então porquê não conferir através da chapa de displasia?

Desculpa: Já vendi dezenas de cães para pessoas do país inteiro e até hoje nenhum dos cães que eu vendi foi devolvido por causa de displasia. Isso significa que meus cães são livres de displasia, e portanto não preciso radiografá-los.

Desculpa: Nem mesmo os criadores dos EUA acreditam nos resultados do exame de displasia, e portanto é uma perda de tempo.


Controle de displasia nos EUA: Métodos usados pelos criadores 
(206 criadores de LAB participaram do estudo) - 2001

Desculpa: Meus cães são campeões Estaduais /Brasileiros /Pan-Americanos/etc e portanto eles não tem displasia.

Desculpa: Meus cães são pais/avós/tios/irmãos do cão NNN, com laudo negativo de displasia, e portanto significa que meus cães também não são displásicos.

Desculpa: Eu dou garantia TOTAL dos meus cães contra displasia. Se o filhote desenvolver displasia, te dou outro filhote sem problema algum, por isso não faço as chapas.

Desculpa: Meu veterinário particular tirou radiografias e garantiu que o cão não tem problema algum de displasia. Assim sendo não é necessário ter o laudo do Provet ou similar.

FINALMENTE: Se mesmo com toda essa explicação você ainda assim tem alguma dúvida, sugiro que converse com qualquer veterinário na sua cidade sobre toda essa história de displasia. Como dito anteriormente, displasia é um problema grave em raças de crescimento rápido, tais como Rotweiller, Labrador, Pastor Alemão, Fila, etc, e portanto qualquer bom veterinário poderá lhe dar dicas e explicações sobre o assunto.

"Constitui-se OBRIGAÇÃO de TODOS os criadores se preocuparem com esse problema, e não cruzarem cães sem raio-x E LAUDO negativo de displasia emitido por órgãos oficiais."