VITAMINA C.... CONHEÇA OS BENEFÍCIOS
Cães e gatos, ao contrário dos seres humanos, são capazes de sintetizar vitamina C. Porém, estudos têm demonstrado que estas espécies não conseguem sintetizar a vitamina C em quantidades suficientes para neutralizar os efeitos deletérios causados por certas condições orgânicas como estresse ou doenças.
Animais submetidos a condições como:
- Viagens;
- Hospedagens em canis;
- Exercícios físicos intensos;
- Pré e pós cirurgias;
- Animais idosos,
- Animais que sofrem de certas doenças degenerativas;
- Que apresentam disfunções respiratórias.
costumam ter seus níveis de vitamina C esgotados rapidamente, necessitando de um aporte maior do nutriente.
Vantagens da suplementação com vitamina C
A vitamina C, além de sua reconhecida atuação na melhora da atividadde do sistema imunológico, é também um poderoso antioxidante e redutor, auxiliando a evitar a degeneração celular e retardando o envelhecimento das células.
Participa da síntese de colágeno, melhorando o aspecto da pele e o funcionamento das articulações
Atua ainda nos processos de cicatrização, na absorção de ferro e no bom funcionamento do sistema circulatório.
Em linhas gerais, podemos suplementar as cadelas com complexos vitaminico-minerais que contenham, basicamente alguns dos elementos abaixo, principalmente e fundamentalmente a vitamina C.
A vitamina C age como um estimulante da imunoresposta e como agente condrogerador Muitos estudiosos defendem que os cães produzem sua própria vitamina C, mas, em situações especiais como a gestação, o crescimento, o estresse, problemas hereditários, poluições ambientais e baixa qualidade ou elevado teor de gordura dos alimento podem fazer com que os cães não a produzam suficientemente, haja visto os efeitos positivos da suplementação com vitamina C em cães com artrite e outras doenças.
A vitamina C
também desempenha diversas funções metabólicas, atuando como coenzima e co-fator em várias reações biológicas.
No metabolismo do ferro, a vitamina C aumenta a absorção deste, além de otimizar seu transporte através do sangue por impedir a degradação de ferritina em
hemossiderina.Também provoca redução do ferro férrico em ferroso no intestino, o que facilita sua absorção. A ação antioxidante da vitamina C é uma das mais valorizadas, pois, ao lado da vitamina E, aparece como a vitamina com o mais amplo poder neutralizador de radicais livres.
Seu excesso pode ser prejudicial?
Não, a vitamina C é reconhecidamente a vitamina mais segura. É rapidamente absorvida e todo seu excesso eliminado.
Animais com histórico de doenças renais ou propensão à formação de cálculos não devem ser suplementados sem a orientação do médico veterinário.
Importante..., quando me
refiro a excesso não estou levando em conta SUPERDOSAGEM.
Roberto Rodrigues Jr.