CRONICA... O ANO DE 2006.....


Talvez este seja o momento mais difícil do ano, criar e apresentar cães é tão natural..., mais escrever esta crônica!!! hehehe...  tentar sintetizar em um curto texto o que aconteceu no ano de 2006 na raça Labrador e uma tarefa realmente dificil.

O ano de 2006 como não podia deixar de ser... Como não foi... Um ano fácil, nem pessoalmente e nem cinofilamente falando, pessoalmente perdi minha mãe em Setembro, o que se por um lado nós deixou muito triste e deprimido.. Nós impulsionamos mais e mais a trabalhar com nossos cães, pois a procura de distração enfiamos o pé na estrada, tentando deixar para trás a tristeza que carregávamos no nosso coração.

O ano começou com grandes surpresas... Al Pacino logo em sua primeira expo fez um final de exposição com o respeitável Arbitro Sr. Luis Fernando Ribas, que alias nem tinha julgado a raça, sendo responsável por isso a Sra. Gláucia Moscoso..., este final de exposição nos deu muita confiança e motivação para desenvolvermos nosso trabalho daí em diante.

Trabalhar com o Rasera não é fácil, exigente... Ele sempre tem algo para ensinar, e junto com sua equipe (“Neguinho” – Sergio, Claudio Cruz, Alfredo) nosso trabalho não podia deixar de ser impecável, os resultados foram aparecendo, fomos pagando nosso direito de piso, o cão era muito jovem para ganhar tanto, saindo da classe jovem..., e tendo títulos por fechar, mas mesmo assim tudo foi se moldando, e graças a este time maravilhoso chegamos aonde chegamos.

Dentro de pista os resultados em sua franca maioria foram muito coerentes, ficamos sem entender poucas vezes, como por exemplo, como pudemos ficar de fora de um dos Grupos na expo de Jundiaí, ou mesmo como pudemos ficar de fora de 1 das finais na expo da Federação Cinologica da Bahia em Julho..., mais no geral o cão sempre mereceu seus resultados e foi reconhecido em sua qualidade.

Crescendo de rendimento... viria a ter seus melhores resultados no segundo semestre, ai então já grande campeão, e com 18 meses...., muito jovem ainda... árbitros comentavam! Ele é tão jovem... como querendo dizer... se ele fosse mais velho...., ele seria meu BIS....

Em Março ainda o Sr. Ramon Podesta do Chile lhe premiou com seu 2º final de exposição, motivo de muito orgulho... Ramon e muito conceituado e um dos melhores árbitros do mundo!, daí em diante sempre as coisas foram melhorando... culminando em abril com o seu 1º BIS... justamente com o conceituadissimo arbitro, Presidente do Conselho de árbitros da CBKC (responsável pela formação de novos árbitros) Sr. Gutemberg Vilar Soares.... que corajosamente premiou Al Pacino com seu 1º BIS... com ainda 18 meses...

Porteira aberta...., na importante exposição do KCABC... AL Pacino surpreendeu com mais um BIS, desta feita com a Arbitra Mexicana Olivia Arozamena, seguido de BIS concedido pelo Arbitro Internacional Sr. Ricardo Torres Simões (É árbitro do sistema FCI e do AKC – American Kennel Clube...)

Depois destes... todos com igual valor foram muitos os BIS de Al Pacino, que veio por fim a quebrar o recorde de seu Pai (11 BIS) se tornando o maior vencedor de BIS da raça e dos Retrievers em geral... são 20 os BIS de Al pacino.

Com uma campanha belíssima, fechamos o ranking como:

# 1 Cão do Brasil entre todas as raças – Criação Nacional

# 3 Cão do Brasil entre todas as raças – all systems

# 1 Labrador do Brasil – all systems

162 x Melhor da Raça.....

20 Best in Shows

90 Finais de Exposição….

Campanha Belíssima…. Cão belíssimo… e um trabalho impecável….

Fora das exposições tudo continuou infelizmente como sempre, muita inveja, dor de cotovelo... por parte de alguns criadores de labrador, principalmente alguns Paulistas... alguns incomodados perderam a compostura novamente escrevendo em fóruns de discussão ofensas e calunias, alias nenhuma novidade... no passado recente já fizeram igual, ou seja muda o cão... muda o ano... nós continuamos vencendo e as pessoas se incomodando com o sucesso de nossa criação...., é pedir demais que reconheçam qualidade no que criamos..., isso está além da capacidade moral e ética dos mesmos, porem isso já não mais nós incomoda, fazemos nosso trabalho..., sendo está nossa melhor resposta a essas pessoas... NOSSOS RESULTADOS, pois chagamos a conclusão de que enquanto estivermos ganhando seremos a bola da vez..., como pretendemos nos manter ganhando sempre... o melhor e se acostumar com as calunias e ofensas, que já não nós atingem mais... um velho ditado Italiano diz:

“Águias não caçam Moscas”!!!

O ano de 2006 foi o ano onde julguei como arbitro minha primeira especializada da raça..., o vencedor foi o belíssimo cão PERFECT LAB JOHN JOHN... seguido da reserva de BIS... pela Belíssima GIGI... de propriedade do Jermman’s Labrador...

Com certeza vimos em pista belíssimos cães este ano, e não foi fácil competir com eles, dentre eles destacamos o UGO e o URSUS... ambos de criação do mannaratha, o JOHN JOHN... do Sergio do Perfect Lab, muitos excelentes cães jovens... que com certeza em 2007 vão dar o que falar..., mas infelizmente também vimos muitos cães que deixaram muito a desejar, alguns importados (comprados de criadores que aqui julgaram) decepcionaram muito, em se tratando principalmente pelas criticas que o árbitro criador que por aqui esteve julgando fez a nossos cães... pelo que mandou para cá conclui-se que no pasto do vizinho também tem “praga”.... e que a de cuidar na hora de criticar o trabalho de terceiros.

Alguns cães de criação nacional se destacaram no exterior o que não deixa de ser nenhuma novidade... pois o nivel dos cães daqui é sabidamente excelente, e quem acompanha exposições fora do Pais... Principalmente nos EUA sabe que a quantidade de cães medíocres que tem por lá e igual ou maior do que a que temos por aqui, logo nenhuma novidade...., alias... não sei porque exarcebar tanto estas vitórias quando elas no meu entender não passam de uma mera obrigação, a muito... tempo, todos os árbitros que vêm julgar especializada repetem como papagaio.. “que todos os exemplares de ponta daqui” são compatíveis com os Grandes campões Americanos.. Ingleses.. e bla bla bla... até quando teremos essa mentalidade provinciana que entende que tudo que é importado é melhor? Será que já não passou da hora de nós Criadores Brasileiros assumirmos um papel de liderança Mundial na criação de Labradores a exemplo de muitas outras raças que o Brasil exporta para o mundo inteiro?

Sabe-se também que para ser campão americano... não é tão difícil assim, um bom cão na mão do Handler certo... é tiro certo.... de qualquer forma parabéns aos que se destacaram também no exterior, embora muitos deles por aqui tenham tido campanhas medíocres, por exemplo, em confronto direto com Al pacino... , parodiando...

Qualidade... nenhum dinheiro do mundo compra... nem a vista e nem no Cartão!!! Hehehe...

No meu entender a raça teve pontos altos... como as exposições principalmente no estado do Rio de Janeiro,  onde sempre as competições foram de alto nível, dentro e fora das pistas... com  criadores sérios e interessados na raça, ao qual elogio aqui sem distinção, em São Paulo a mediocridade continuou... poucos cães em pista, em sua maioria medíocres..., para mim é triste assumir..., mas São Paulo deixou de ser a tempos a capital dos Labradores, restam poucos criadores sérios por aqui a maioria só se preocupa em vender filhotes... e não em criar algo de qualidade.

Para mim o Sul do Pais surpreendeu positivamente organizando duas especializadas com juizes renomados, das quais não participei por questões de “prioridades” as nossas eram outras, mas que notadamente contaram com cães belíssimos e com certeza contribuíram muito com o desenvolvimento da raça a nível nacional.

O Norte do Pais fica devendo novamente... contando somente com poucos criadores sérios, alias.. pouquíssimos mesmo.

A grande decepção para mim... foi ter participado da expo especializada do Clube do Labrador de SP, não em função da organização, que estava impecável e foi feita com muita dedicação pela diretoria do Clube que está de Parabéns... pois o Presidente estava legalmente afastado (Suspenso), mas sim pelo arbitro... que a mim decepcionou muito, não pelos resultados que são inquestionáveis... mas pelas técnicas de julgamento que no meu entender foram muito fracas, como por exemplo quando fez as sumulas “de costas” para os cães... enfim... para mim foi uma decepção, deixando a lição de que não e qualquer gringo que vem aqui que entende mesmo de labs... e que aqui mesmo temos muita gente que entende muito mais que esses gringos, pessoas estas que são muitas vezes desprestigiado (a) s em detrimento destes que deviam entender... mas que não mostram por aqui o motivo de tanta fama.

O Clube do Labrador de São Paulo também decepcionou, estando com as atividades suspensas já a alguns meses, irregularidades foram detectadas pela CBKC que exige a regularização que por ora não foi efetivada, com o Renac suspenso... A raça fica sem poder realizar especializada no estado de SP, já que os Clubes ecléticos dependem de autorização do clube do Labrador, clube este que está suspenso e sem previsão de regularização.

Resumindo....Entre pontos altos e baixos... notadamente a raça progrediu, e isso é o que importa.

Roberto Rodrigues Junior

SUMMER STORM KENNEL LABS