Para CRIAR com consciência, responsabilidade e AMOR, não há como fazer isso a distancia, é preciso MORAR junto com os cães, estar com eles o MAIOR tempo possível, gostar de estar junto com eles, dividir os bons e maus momentos com eles, e não 1 x por semana ir visitá-los! o trabalho de criação extrapola o âmbito administrativo (comprar remédios, ração), este sim pode até ser terceirizado, mas o trabalho de criar (partos, acompanhar um adulto/filhote doente e dar-lhe além de remédio AMOR), de sentir as necessidades de sua prole, dos cães que possuí é tarefa impar, que não pode ser delegada.

Caseiros e tratadores, pessoas as quais tenho o maior respeito, diga-se de passagem, infelizmente não conseguem entender a responsabilidade que um CRIADOR responsável tem que assumir ao criar uma raça pura, o criador responsável é determinante no futuro da raça, da preservação da tipicidade, e pelo bem estar de seus cães.

Somente para ilustrar citarei um caso Recente que ocorreu nos EUA, após a popularização dos testes de DNA, descobriu-se que muitos dos criadores registravam ninhadas, que tinham na verdade pais e mães diferentes dos ora registrados em pedigree, e em muitos casos o filhote ora registrado como filho de “A” e “B” sequer era filho destes e sim filho de sabe-se lá... talvez “C” com “X”...

Má fé do criador? Entendo e acredito que muitas vezes não, mas com certeza negligencia é irresponsabilidade sim, pois não há como acreditar que é possível criar via “NEXTEL”..., uma criação seria é sempre feita sob os olhos do criador, consulte os grandes criadores da raça internacionais, veja quantos moram em apartamentos luxuosos nas grandes cidades e tem seu canil a quilômetros de distancia? Todo criador serio acompanha o crescimento dos filhotes no dia a dia, percebendo alterações tanto físicas quanto de temperamento nos mesmos, e ai fica a pergunta: Como fazer isso criando a distância? Delegando essas tarefas a pessoas que não tem o senso e a responsabilidade de entender que ali são criados cães de raça pura e não galinhas ou porcos?

Muitos indivíduos se arrogam “criadores” sem sequer nunca terem feito 1 parto apenas, Só indo ao canil nos finais de semana, ou seja, 2 ou 3 x por mês, deixando TUDO a cargo dos empregados.

Alguém que SÓ FAZ o papel de "manager" de um canil, vendendo filhotes, comprando ração, pode ser um  -  CRIADOR?????

Acima citei apenas um dos exemplos das mazelas que criadores que criam por distancia, os quais eu apelidei de " NEXTEL BREEDER".

Logo, acho que todo mundo já entendeu o fim da historia..., quem compra filhote de canil tipo “NEXTEL” pode estar comprando Gato por lebre, sequer o filhote dito como filho de “cicrano” cão super campeão disso e daquilo pode ser filho do mesmo, e sim de outro, que no descuido (comum) do tratador deixou que a cadela “X” se encontra-se pelos passeadores do canil com os machos “Y, “Z”... e às vezes o “W”... e o “X” também...., isso sem levar em contato a malandragem que pode existir, tem canil que só tem ninhada de cadela e macho hiper... super campeão, existe cão que até morto continua fertilizando cadelas.

Concluindo:

Para ser CRIADOR é preciso AMAR os cães... sem AMOR E DEDICAÇÃO nada feito... e eu não acredito em quem diz que ama, e cria por TELEFONE - seja esse da NEXTEL, da VIVO, da TIM, claro... ou de que operadora preferir, isso para mim é impossível, tanto no âmbito lógico (de idéias) ... como no pratico, no emocional então.... não vejo a graça que teria criar SEM PARTICIPAR!

O "NEXTEL BREEDER" passa noites sem dormir? Chora quando um filhote morre? Sai de madrugadas de seu elegante apê!! para acompanhar uma matriz a uma cesárea?, deixa de ir a uma festa porque um cão esta doente?

SER CRIADOR... é muito mais do que muitos pensam, ser CRIADOR e ver a ninhada nascer (ter esse IMENSO prazer) de ouvir o primeiro chorinho, ver os buchinhos se encherem na primeira mamada...., cortar o umbigo dos bebes, passar povidine, colocar eles para darem a 1º mamada, as vezes ensinar eles a mamar, oferecendo o dedinho para eles praticarem..., estimular os filhotes a fazer xixi e coco quando a mãe está sedada da anestesia, chupar um narizinho na hora do parto se ele está congestionado... ISSO tudo com o MAIOR PRAZER, isso para quem AMA CRIAR... é um prazer.... um PRAZER sem igual!

Roberto Rodrigues Junior - "CRIADOR" da raça Retriever do Labrador.

"NEXTEL”, 'VIVO", "TIM", "CLARO" são marcas registradas, de sistema de telefonia via radio e móvel, muito úteis e eficazes para muitos tipos de negocio, mas certamente não o mais correto/ético para um criador responsável e comprometido com a preservação de uma raça manejar seu canil.