PADRÃO AMERICANO, 1947


Este padrão foi o primeiro adotado nos Estados Unidos, foi publicado em 1957, e foi substituído em 1994 pelo padrão vigente atualmente. Publicamos-o apenas para documentação histórica da evolução da raça.

Aparência Geral

A aparência geral do Retriever do Labrador deve ser de constituição forte, tronco curto e muito ativo. Ele deve ser suficientemente largo no lombo, e forte e musculoso nos posteriores. A pelagem deve ser fechada, curta, densa e sem franjas.

Cabeça

O crânio deve ser largo, dando espaço ao cérebro: Deve haver um leve stop, isto é, a testa deve ser ligeiramente pronunciada, de maneira que o crânio não está absolutamente em linha reta com o focinho. A cabeça deve ter um desenho definido e livre de bochechas carnudas. Os maxilares devem ser longos e fortes e livres de recortes; o focinho deve ser largo e as narinas bem desenvolvidas. Os dentes devem ser fortes e regulares, com a mordida em torquês. As orelhas devem ser portadas caídas, moderadamente rentes à cabeça, preferencialmente inseridas bem atrás, e de certa forma baixas sem ser grandes e pesadas. Os olhos devem ser de tamanho médio, expressando grande inteligência e bom temperamento, e podem ser marrons, amarelos ou pretos, mas marrons e pretos são preferíveis.

Pescoço e Tronco

O pescoço deve ser de tamanho médio, forte e sem barbelas. Os ombros devem ser longos e inclinados. O tronco deve ser largo e profundo, as costelas bem arqueadas e o lombo largo e forte, cintura elegante, e os posteriores bem desenvolvidos e de grande poder.

Pernas e Patas

As pernas devem ser retas desde os ombros até o chão, e as patas compactas, com os dedos bem arqueados e almofadas plantares bem desenvolvidas, os jarretes devem ser bem angulados, e o cão não deve ter nem jarretes de vaca nem jarretes abertos; na realidade, ele precisa sustentar e mover em todas as direções as pernas e patas. As pernas devem ser de tamanho médio, mostrando boa ossatura e musculatura, mas não tão curto que esteja fora de equilíbrio com o resto do corpo. Na realidade, um cão bem equilibrado em todos os aspectos é preferível a um cão com impressionantes qualidades e defeitos.

Cauda

A cauda é uma característica peculiar da raça; deve ser muito grossa na base, gradualmente estreitando-se para a ponta, de tamanho médio, livre de qualquer tipo de franjas, e deve ser espessamente coberta em toda sua extensão pela pelagem curta, grossa e densa característica da raça, dando o aspecto peculiar "cilindrico" que foi descrito com "cauda de lontra". Ela pode ser portada alta, mas não deve se curvar sobre o dorso.

Pelagem

A pelagem é outra característica peculiar; ela deve ser curta, muito densa e sem ondulações, e deve dar uma sensação de ser razoavelmente áspera ao toque.

Cores

As cores são preto, amarelo e chocolate e são descritas a seguir:

  1. Pretos: Totalmente preto. Uma pequena mancha branca no peito é permissível.
  2. Amarelos: Os amarelos podem variar do vermelho raposa até o creme claro com variações de nuances nas orelhas, na parte inferior do cão ou abaixo da cauda. Uma pequena mancha branca no peito é permissível. A cor do olhos e a expressão deve ser a mesma dos pretos, com pálpebras pretas ou marrom escuras. A trufa deve ser preta ou marrom escura, embora "desbotar" para o rosa no inverno não é sério. A trufa "Dudley" (rosa sem pigmentação) deve ser penalizada.
  3. Chocolates: Tons variando desde o marrom claro ao chocolate. Uma pequena mancha branca no peito é permissível. Os olhos devem ser marrom claro ou amarelo claro. A pigmentação da trufa e das pálpebras deve ser marrom escura ou cor de fígado. "Desbotar" para o rosa no inverno não é sério. A trufa "Dudley" (rosa sem pigmentação) deve ser penalizada.

Movimentação

A movimentação deve ser livre e sem esforço. As pernas anteriores devem ser fortes, retas, adequadas e corretamente inseridas. Observando um labrador se movendo em sua direção, não devem haver sinais de cotovelos se abrindo, mas harmoniosamente se mantendo junto ao corpo, sem que as pernas se juntem, e movendo diretamente à frente sem marchar ou cambalear. Olhando o cão por trás, deve dar a impressão das pernas traseiras serem musculosas e sem jarretes de vaca, movendo tão paralelas quanto seja possível, com os jarretes fazendo todo o trabalho e flexionando-se bem, desta forma dando a impressão de poder e força.

Peso

O peso aproximado de cães e cadelas em condições de trabalho: Cães, 60 a 75 Libras (27 a 34 Kg); cadelas, 55 a 70 libras (25 a 32 Kg).

Altura

Altura na cernelha: Cães, 22½ a 24½ polegadas (57 a 62 cm); Cadelas, 21½ a 23½ polegadas (55 a 60 cm).