VIAGEM DOS SONHOS: LABRADOR - CANADÁ - PARTE 2


    A Entrada para a Trans Labrador highway em "Happy Valley" - Goose Bay é uma visão um tanto quanto estranha, uma curva na rua principal, leva a uma estrada de pedregulho estreita que mergulha abruptamente em um deserto....se parece mais com uma estrada secundária do que com uma estrada de verdade. Conhecido pelos Labradorians como a Estrada da Liberdade, foi terminada em 1992 e une comunidades que não tinham tido até então nenhuma conexão por terra com o mundo externo antes.

Do nosso ponto de partida a placa indicava 288 quilômetros a "Churchill Falls", sem cidades ou serviços de qualquer tipo entre estes dois pontos!!!

+ Dirigindo na  Trans Labrador Highway

 

    Na TLH eu estava constantemente atento a própria estrada, ao processo de sua construção e seu impacto ambiental. A primeira fotografia mostrada abaixo mostra um "cruzamento" improvisado da estrada. A segunda fotografia mostra uma parte da estrada que tinha sido melhorada recentemente. Pelo que deduzi, devem ter sido escavados quantidades enormes de terra para a construção desta estrada, uma vez que e dificil nivelar trechos muito ingrimes e desnivelados naturalmente, e porque a terra lá é pobre e o tempo para se trabalhar é curto em função da meteorologia. São cicatrizes que serão mostradas durante um bom tempo, talvez indefinidamente. Boa parte da estrada foi construída ao longo de pisos de pedras (são mais firmes) o que responde pela rota sinuosa e a superfície áspera.

> Geological Association of Canada

    Como este sinal adverte, o centro desta floresta está regularmente transtornado por exercícios de vôo de baixa altitude, que são administrados pelo canadenses, pelas forças aéreas britânicas, alemãs, e holandesas que estão baseados em "Goose Bay air base". Os europeus estão aqui porque não há nenhum território deste tipo que seja adequado a esses tipos de exercicios militares em suas próprias terras. Os Innu (esquimós) protestam com está esta perturbação nas terras de caça de seus ancestrais, mas infelizmente sem grande sucesso.

    Aproximadamente 36 milhas depois que saimos de Goose Bay nós encontramos este grupo de ciclistas pedalando para  "Churchill Falls", eles estavam acompanhados por dois veículos de apoio.

A CIDADE DE LABRADOR NO CANADÁ - PARTE 3